sexta-feira, 18 de junho de 2010

África, a verdade que poucos conhecem

Dia 25 de Maio, comemora-se o “Dia da África”, mas o que poucos sabem é que a África é o segundo continente mais populoso e mais extenso, depois da Ásia.
Em 25 de Maio de 1963 reuniram-se em ADIS ABEBA, na Etiópia, 32 chefes de estado africanos contra a subordinação que seu continente sofria há séculos. Na reunião, esses líderes criaram a OUA (Organização da Unidade Africana) hoje a união africana.
Dada à importância desse encontro, a ONU em 1972, instituiu o dia 25 de maio como o dia da Libertação da África, isso simboliza a luta e o combate do povo africano pela sua independência. Representa a memória coletiva dos seus povos e o objetivo comum de unidade e solidariedade na luta para o desenvolvimento econômico do continente.
A criação da OUA deu força a vontade dos africanos de se unirem num corpo único, capaz de responder os desafios que viram, criar as condições necessárias é construção do futuro os filhos da África. Eles também consideraram necessário que as decisões da OUA fossem cumpridas nos países membros. Os conflitos diminuíram em muitos países que tem governos democráticos, no entanto, em Darfur continua a violência que afeta milhões de vidas, e na fronteira da Etiópia com a Eritréia arrasta-se o conflito apesar de todos os esforços de paz e o conflito no Norte do Uganda tornou-se numa das piores tragédias humanitárias do mundo, mas é na África do Sul do SAHARA que a pior tragédia acontece, o aumento do vírus HIV tem um efeito devastador no futuro continente africano.
Mas não se pode desanimar. Ainda a muito trabalho a ser feito.
Apesar da África ainda ser um dos países mais pobres do mundo, a verdade, hoje em dia, acerca da África é animadora. Pelo terceiro ano consecutivo, a África está na agenda dos G8. Há cada vez mais africanos decididos a tomarem as rédeas do destino em suas mãos, cada vez mais africanos a sentirem necessidade de voltar ao seu continente e comprometer-se no processo de construir nações!
Afinal, no Dia da África é justo que prestemos homenagens a todos os líderes africanos que lutaram pela independência de seus povos e que continuam a lutar para darem uma vida digna a seus povos.
No dia 30 de Maio a Câmara dos Vereadores de Piracicaba realizou uma sessão solene em comemoração ao dia da África, com apresentação de danças que é a tradição e a força cultural do país, com comidas típicas, feiras de artesanato, e a participação do antropólogo Francisco Sandro Silveira Vieira. Ele apresentou a palestra com o tema “Para quando África?”.
É uma pena os africanos serem lembrados apenas pela sua pobreza e doenças, e não pelas coisas importantes que fez pelo mundo, como por exemplo: Sarah Boone, que inventou a tábua de passar; Jan E. Matzelinger, inventou a máquina de colocar solas no sapato; Lydia O. Newman, inventou a escova de cabelo; Thomas W. Stewart, inventou o esfregão de chão; Lloyd P. Ray, inventou a pá de lixo; W. A. Lovette, inventou a prensa de impressão avançada; Garret A. Morgan, inventou o semáforo; John Standard, inventou a geladeira; Lewis Howard Lalimer, inventou o filamento de dentro das lâmpadas elétricas; Charles Drew, inventou o primeiro banco de sangue.
Então se você um dia se perguntar como seria o mundo se não existissem os negros, e relativamente fácil de ver...
Nós ainda estaríamos na escuridão.

2 comentários:

  1. oi amiga adorei sua materia,vc esta de parabens!!!!!!!!bjssss

    ResponderExcluir
  2. Oi!poxa amiga seu blog estar maravilhoso e vc estar de paraéns!!!Adoreiiii
    bjus

    te am000000

    <<<>>>

    ResponderExcluir